26/09/2019 - Atualizado há 1819 dias.
O Espírito Santo comemora um resultado importante para a cafeicultura. A cidade de Linhares é a terceira maior produtora de café do Brasil, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O município registrou um aumento de 128% na produção, dando um salto de 18,7 mil toneladas em 2017 para 42,8 mil toneladas em 2018. A média de Linhares é de 48,2 sacas por hectare, enquanto a estadual é de 35,3.
A inserção de novas tecnologias, condições de abastecimento e melhoramento genético das lavouras foram contribuições essenciais para a conquista desses resultados. Se hoje o Estado é o 2º maior produtor de café do País, o Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) é um dos principais responsáveis por essas vitórias.
Segundo Abraão Carlos Verdin, pesquisador do Incaper, o instituto cria ações em parceria com as prefeituras, secretarias municipais de agricultura, associações e cooperativas para orientar e trabalhar lado a lado com os produtores de café.
O investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Pesca (Seag), também é um fator determinante para que as produções das cidades atinjam níveis de excelência em qualidade e volume. Em 2019, por exemplo, já foram entregues mais de R$ 13 milhões em equipamentos agrícolas no Estado.
Leia também: Pagamento dos Precatórios poderá ser parcelado.
Foto: Divulgação.
Portal l R4: Seu Jornal Online Com Credibilidade.