04/05/2022 - Atualizado há 933 dias.
Saiba que pessoas com diabetes devem ter cuidado ao considerar a adição de mais quiabo em suas alimentações. Embora o quiabo possa ajudar as pessoas a controlar melhor o açúcar no sangue, ele pode interferir com a metformina, um medicamento frequentemente usado para tratar o diabetes tipo 2, converse com seu médico.
Da Redação.
Embora tecnicamente seja uma fruta, o quiabo costuma ser usado como um vegetal na culinária. Você pode estar familiarizado com o quiabo como ingrediente por exemplo. Embora não seja necessariamente um nome familiar em alimentos saudáveis, o quiabo ainda tem muito valor nutricional.
Clique aqui e conheça nossa página no FACEBOOK, curta e compartilhe com seus amigos.
Diversos estudos mostraram que o quiabo pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Os pesquisadores acreditam que o quiabo pode ajudar a impedir que o açúcar seja absorvido durante a digestão.
Apenas uma xícara de quiabo tem 15% do valor diário do chamado folato, um nutriente útil para mulheres grávidas. O folato ajuda a reduzir o risco de defeitos do tubo neural, que podem afetar o cérebro e a coluna de fetos em desenvolvimento.
Tente nunca comprar quiabo em um pacote. É importante que você a escolha a dedo durante a compra. Procure sempre os macios, finos e sem manchas, que são macios e suaves ao toque. Pressione-os levemente entre os dedos e, se estiverem lisos, significa que há menos sementes. Sempre se certifique de que não haja buracos na superfície porque buracos por vermes.
A viscosidade do quiabo é causada por algo chamado mucilagem, também encontrado no Aloe Vera. Essa mucilagem se intensifica quando em contato com agua. Claro sempre é importante lavar quiabo, independentemente do que alguém diga a você para se livrar de qualquer sujeira ou produtos químicos ainda grudados na sua pele. Mas o mais importante é secar bem antes de cozinhar. A dica é lave a quiabo sem cortes em água corrente e seque com uma toalha de pano antes de cortar. Esta é a etapa mais importante para garantir que você tenha quiabo sequinho e crocante.
Várias pessoas dizem que mergulhar a quiabo em uma solução de vinagre e água (misture 1 xícara de vinagre em um litro de água) por cerca de uma hora pode ajudar a reduzir o lodo. Nunca tentamos, porque nunca sentimos necessidade, mas você pode tentar se tiver uma hora extra. Mais uma vez, seque bem antes de prepara-lo.
Sempre deixe as mãos secas, tábua de cortar e faca: Certifique-se de que suas mãos estejam secas ao preparar o quiabo. É tão importante secar as mãos quanto secar a quiabo antes de cortá-la. Também a faca e a tábua de cortar devem estar secas. Basicamente, nenhum contato com água durante o corte. Haverá algum limo ao cortá-lo, mas simplesmente ignore e siga em frente.
Acrescente um agente de acidificação: Sem dúvidas, esta é a melhor maneira de garantir que você tenha quiabo não pegajoso no final do processo de cozimento. Por cerca de de 5-10 minutos após adicionar o quiabo à panela, adicione um agente de acidificação de sua escolha ou com base na receita que você escolher. Pode ser até mesmo um simples suco de limão, vinagre ou até mesmo tamarindo. Esse agente de acidificação corta imediatamente a viscosidade e garante que os verdes estejam macios e crocantes.
Sempre a regra geral é não cobrir quiabo. Por quê? É simples – cobrir um prato enquanto cozinha retém o vapor e aumenta a umidade. E agora sabemos que umidade quiabo viscoso. Portanto, evite cobrir a frigideira ao fazer qualquer tipo de quiabo salteado.
Podemos dizer que esta regra volta a garantir que haja um mínimo de umidade durante o cozimento do quiabo. O sal libera umidade ou água em qualquer coisa, seja vegetal ou carne. E ainda mais em quiabo, por isso é importante adicionar sal logo no final do preparo de cozimento.
Leia Também:
- Brasil registra a maior taxa de recuperação de paciente que obteve Covid-19.
- Prevenção é forma mais eficaz de combater a dengue.
- Atividade física durante o tratamento de câncer faz bem à saúde.
- SUS poderá incorporar pele de tilápia para tratamento de queimados.
Portal R4 – Seu Jornal Online Com Credibilidade e Imparcialidade.
Foto: Divulgação.
R4/Com informações da Feliz Saúde.