20/04/2020 - Atualizado há 1675 dias.
A partir de hoje (20) quem for às ruas nos municípios considerados de risco alto no Espírito Santo, por conta da pandemia do coronavírus, terá de usar máscaras, sejam elas caseiras ou cirúrgicas. A obrigatoriedade foi anunciada na tarde de sábado (18) pelo governador do Estado, Renato Casagrande.
Da Redação.
Os municípios da Grande Vitória e Alfredo Chaves são as cidades que compõem a categoria de risco alto, aquelas que possuem de 35 casos por 100 mil habitantes. Nas outras localidades, consideradas de risco moderado e risco baixo, seguem as orientações de uso de máscaras para funcionários e clientes em estabelecimentos.
No risco alto, são os municípios da Grande Vitória e Alfredo Chaves. Quase 60% da população e cerca de 90% dos casos”, explicou o governador. Com o novo decreto, está proibido sair de casa nessas cidades sem usar o item, que diminui o risco de contágio da Covid-19, de acordo com especialistas.
Os infectologistas Paulo Peçanha e Moacir Soprani afirmam que o uso do equipamento é fundamental para a diminuição da propagação do vírus. “As máscaras de pano, por exemplo, protegem em relação a secreções produzidas quando as pessoas conversam, tossem ou espirram, e tem segurança intermediária. Ao mesmo tempo, tem de haver as precauções de contato, evitar proximidade e higienizar as mãos”, explica Paulo Peçanha.
Portal l R4 - Seu Jornal Online Com Credibilidade e Imparcialidade.
Foto: Divulgação.
R4/Com informações da Secom.