07/09/2019 - Atualizado há 1903 dias.
No próximo domingo (8), ocorre o Processo de Eleição Direta (PED) do novo diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Conceição da Barra-ES. A votação vai acontecer das 9h até as 17h, na extensão da Câmara Municipal no Distrito de Braço do Rio. Na oportunidade também serão escolhidos os Delegados para as etapas nacional e estadual.
Segundo o atual presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), professor Aguinaldo Mota, o partido preza pela escolha democráticas de suas lideranças e incentiva a participação popular nas escolhas e decisões políticas. "Tenho a convicção que o Partido dos Trabalhadores de Conceição da Barra sairá fortalecido. Por isso, após as eleições do diretório, vamos intensificar os debates em torno das eleições municipais, até mesmo com candidatura a prefeito", frisou Aguinaldo.
O ex-vereador Pedro dos Santos, é o candidato único ao novo Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Conceição da Barra-ES. A chapa única ao Diretório Municipal e a candidatura a presidente foram lançadas por consenso entre seus militantes. O atual presidente está no seu segundo mandato, o que impede sua reeleição.
No Estado está à frente desse movimento, o deputado federal Helder Salomão, candidato à presidência da executiva estadual, a deputada estadual Iriny Lopes e o escritor e ativista político Perly Cipriano.
Esse grupo concorre com Jackeline Rocha, alinhada ao ex-deputado estadual José Carlos Nunes e acenando ao atual presidente, João Coser, que perdeu a hegemonia no partido ao aliar-se ao então governador Paulo Hartung.
A ligação de João Coser com o ex-governador, além de provocar crises internas, reduziu a bancada na Assembleia Legislativa de dois para um deputado, a desfiliação do então deputado federal Givaldo Vieira, e a derrotado do próprio Coser nas eleições à Câmara dos Deputados.
No Espírito Santo, o PT passa por uma situação desfavorável, acima da crise gerada com a destituição da ex-presidente Dilma Rousseff e a prisão do ex-presidente Lula.
As eleições deste domingo apresentam um cenário favorável ao deputado Helder Salomão, com a chapa “Para voltar a sonhar - Lula Livre”, articulado com pelo menos quatro correntes, uma delas ligada à Igreja Católica.