Portal R4

Texto copiado!

Espírito Santo se consolida no topo da produção nacional de pimenta-do-reino.

30/11/2023 - Atualizado há 368 dias.

Espírito Santo se consolida no topo da produção nacional de pimenta-do-reino.

O Espírito Santo lidera a safra nacional de pimenta-do-reino, sendo responsável por 60% da produção brasileira. Em 2023, a expectativa é fechar o ano com produção estimada em 78.178 toneladas, um crescimento de 2,14% em relação ao ano passado. No último ano, a produção dessa especiaria no Estado foi de 76.533 toneladas, a maior já registrada na série histórica. O Valor Bruto da Produção de pimenta-do-reino em 2022 foi de R$ 976,9 milhões, que correspondeu a 4% do Valor Bruto da Produção Agropecuária Capixaba (VBPA).

Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa Fanpage Facebook ou entre na nossa página no Instagram.

Mais da metade da pimenta-do-reino brasileira é de origem capixaba. O Estado ainda tem uma vantagem considerável de 34,4 mil toneladas, à frente do Estado do Pará, que é segundo maior produtor. A produtividade da pimenta-do-reino capixaba chega a 3,9 toneladas por hectare, superior à média nacional, que é de 3,1 toneladas por hectare.

A pimenta-do-reino é um produto tradicional da região norte do Estado e, atualmente, está presente em 45 municípios capixabas. O município de São Mateus concentra 35% da produção estadual, seguido por Jaguaré (12%), Vila Valério (9,8%), Rio Bananal (8%) e Nova Venécia (5,6%). Outros 40 municípios produzem em menor escala. A pimenta-do-reino é um produto tradicional da região norte do Estado e cultivada há mais de 50 anos. De acordo com o engenheiro agrônomo do Incaper, João Henrique Trevisani, a cultura se tornou parte da diversificação local e o produtor a tem como um trunfo, podendo alternar com o café e com a fruticultura na hora do produtor buscar outras opções.

R4/Com informações da Assessoria de Comunicação da Seag.

LEIA TAMBÉM: Governo do Espírito Santo anuncia aumento de salários para bombeiros e policiais.

Ir para o Conteúdo Principal [Alt + 1] Menu do Site [Alt + 2] Rodapé do Site [Alt + 3]