12/09/2019 - Atualizado há 1964 dias.
A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, e a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), por meio do Senai, inauguraram nesta terça-feira, dia 10, em Linhares, o primeiro posto do Norte do Estado que faz parte da maior rede de estações de recarga de veículos elétricos do Espírito Santo.
O ponto de recarga está instalado na avenida Rui Barbosa, ao lado da Prefeitura Municipal, no Centro da Cidade. O projeto, que faz parte de uma iniciativa inovadora, conta com um investimento de cerca de R$ 350 mil e contará com um total de sete postos em todo o Espírito Santo.
Além da Linhares, as cidades de São Mateus, Nova Venécia, Cachoeiro de Itapemirim e Guarapari também receberão estações de recarga de veículos elétricos até o final de 2019. Já os postos da Praia de Camburi, em Vitória, e em Venda Nova do Imigrante, no Sul do Estado, já foram inaugurados e estão operando.
A unidade instalada no município permite o abastecimento simultâneo de dois automóveis, no sistema de recarga semi-rápida. Para se ter uma ideia, em apenas 1h30 é possível carregar 100% da bateria. Com plugues universais, a rede capixaba de eletropostos beneficiará também os proprietários de veículos híbridos que optarem por rodar apenas no modo elétrico.
Como referência, o custo de abastecimento dos carros elétricos é cerca de 80% menor que o de automóveis com motor a combustão, usando como referência um veículo à gasolina que consuma, em média, 10 quilômetros por litro.
CONFIRA ALGUMAS VANTAGENS DE SE UTILIZAR O CARRO ELÉTRICO:
• O carro elétrico é seguro, confiável, tem baixo custo de manutenção e é mais durável;
• O motor é menor do que os carros convencionais, não emite ruído e nem gases poluentes;
• O desempenho é semelhante a um carro popular;
• Não consome energia enquanto está parado;
• Praticamente não é necessário fazer reposição de peças mecânicas, fazer regulagem do motor, etc.
• O custo de abastecimento dos carros elétricos, como referência, é cerca de 80% menor que o de automóveis com motor a combustão, usando como referência um veículo à gasolina que consuma, em média, 10 quilômetros por litro.