Portal R4

Texto copiado!

Exposição do pintor Vincent Van Gogh é tema de atividade em Escola, no Distrito de Braço do Rio.

24/09/2019 - Atualizado há 1884 dias.

Exposição do pintor Vincent Van Gogh é tema de atividade em Escola, no Distrito de Braço do Rio.

Encantadas com o trabalho de Vincent Van Gogh, as professoras da Arte, Lusinete Pereira dos Santos Araújo e Selma Oliveira Costa, na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Augusto de Oliveira, no Distrito de Braço do Rio em Conceição da Barra, elaboraram uma atividade relacionada ao artista para sala de aula. A ideia surgiu após a notícia da vinda ao Brasil de uma exposição sobre o renomado pinto holandês. 

Da Redação.

Denominado “Com amor Van Gogh”, o projeto se dedicou ao entendimento a respeito da vida e arte do holandês, que até hoje, é considerado uma das figuras históricas mais relevantes da arte ocidental. Com mais de dois mil trabalhos, incluindo cerca de 860 pinturas a óleo, Van Gogh deixou um legado de importantes peças como ‘A noite estrelada’, ‘Autorretrato’, ‘Girassóis’ e ‘Campo de trigo com corvos’, das quais os alunos produziram releituras que foram expostas nos corredores da escola. 

Van Gogh nasceu numa família de classe média alta e começou a desenhar ainda criança, sendo descrito como alguém sério, quieto e pensativo. Ele trabalhou como vendedor de arte quando jovem e viajou frequentemente, porém entrou em depressão depois de ser transferido para Londres. Van Gogh voltou-se para a religião e passou um tempo como missionário protestante na Bélgica. 

Ele enfrentou problemas de saúde e solidão até começar a pintar em 1881, mudando-se para a casa de seus pais. Seu irmão mais jovem Theo lhe apoiou financeiramente e os dois mantiveram uma duradoura correspondência. Seus primeiros trabalhos consistiam em naturezas-mortas e representações de camponeses. 

Van Gogh mudou-se em 1886 para Paris e se encontrou com vanguardistas como Émile Bernard e Paul Gauguin, que estavam opondo-se à sensibilidade impressionista. Ele criou uma nova abordagem para naturezas-mortas e paisagens à medida que produzia suas obras, com suas pinturas ficando com cores mais vivas enquanto desenvolvia um estilo que estabeleceu-se por completo em 1888 na sua estadia em Arles. Durante esse período Van Gogh também ampliou seus temas para englobar oliveiras, ciprestes, campos de trigo e girassóis.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sedu


Ir para o Conteúdo Principal [Alt + 1] Menu do Site [Alt + 2] Rodapé do Site [Alt + 3]