07/09/2021 - Atualizado há 1172 dias.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, vetou nesta segunda-feira (6) o projeto de lei (PL) que permitiria aos partidos políticos se unirem em uma federação e, após registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atuarem como se fossem uma legenda única, informou a Secretaria-Geral da Presidência da República. O veto será publicado na edição desta quarta-feira (8) do Diário Oficial da União.
O PL nº 2.522, de 2015, que alteraria Lei dos Partidos Políticos (nº 9.096, de 19 de setembro de 1995) e a Lei das Eleições (nº 9.504, de 30 de setembro de 1997), foi aprovado pela Câmara dos Deputados por 304 votos a 119 em agosto.
Os partidos organizados em federação constituiriam programa, estatuto e direção comuns. Diferentemente das coligações eleitorais, as federações não encerrariam o seu funcionamento comum terminado o pleito. Na prática, a proposta ajudaria partidos a alcançar a cláusula de barreira – instrumento criado para reduzir o número de partidos com pouca representação na Câmara dos Deputados.
Leia também: TSE declara ex-prefeito de Conceição da Barra-ES inelegível por abusos de poder econômico.
Leia também: Mudança na regra eleitoral fez partidos nanicos perderem força
Leia também: Governo Federal autoriza estudos de engenharia da possível ferrovia que vai ligar São Mateus-ES a Ipatinga-MG.
Foto: Divulgação
Portal l R4 - Seu Jornal Online Com Credibilidade.