05/09/2019 - Atualizado há 1906 dias.
JORNALISMO - A Igreja será restaurada com recursos do Governo do Estado. Em solenidade realizada nesta quarta-feira (4) no Palácio Anchieta, o governador Renato Casagrande anunciou um edital de chamamento público para Organizações da Sociedade Civil interessadas em promover as modificações necessárias no prédio, que é patrimônio tombado pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC). O custo da obra, que vai durar um ano, é de cerca de R$ 600 mil.
O restauro contemplará piso, forro, escada, reboco interno, fachada, pavimentação externa e pintura do prédio. A Secult receberá propostas por um prazo de 30 dias a contar da data da publicação do edital. Os concorrentes passarão por análise da comissão de seleção. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição funcionou como capela no começo do Século XIX. Foi erguida em 1812 e elevada à condição de paróquia em 1831 por ter uma pia batismal e um cemitério.
Para o governador Renato Casagrande, o investimento é importante porque vai ao encontro do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado de resgatar prédios históricos. “A igreja conta a história do local, além de ser uma manifestação de fé. Então, resgatar esse patrimônio é muito importante. A Capela de Santa Luzia, no Centro de Vitória, está quase pronta. Queremos resgatar, através da cultura, uma história que seja o presente e o futuro das pessoas”, disse.
Estiveram presentes na solenidade representantes da Arquidiocese de Vitória, além do prefeito de Conceição da Barra, Francisco Vervloet, padre João Batista, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Alcimar Lopes (Assessor do Deputado Estadual Freitas), e lideranças de Conceição da Barra.