Portal R4

Texto copiado!

Governo do ES abre novos canais de comercialização e potencializam a agricultura familiar capixaba. Em Conceição da Barra, foram elaborados 26 projetos.

10/02/2020 - Atualizado há 1749 dias.

Governo do ES abre novos canais de comercialização e potencializam a agricultura familiar capixaba. Em Conceição da Barra, foram elaborados 26 projetos.

Plantar, colher e vender! Mais de 150 agricultores de São Mateus, Jaguaré e Conceição da Barra foram contemplados com ações voltadas para a abertura de novos canais para a comercialização de seus produtos. A atuação do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) vai além da lavoura e chega ao mercado, contribuindo para a geração de renda e qualidade de vida das famílias rurais capixabas.

Em São Mateus, houve a aprovação de dois projetos envolvendo o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - programa do governo federal que prevê a compra direta de produtos da agricultura familiar para abastecimento da merenda escolar da rede pública de ensino e para famílias em situação de insegurança alimentar. Os dois projetos aprovados beneficiam 37 famílias.

Em Conceição da Barra, foram elaborados 26 projetos de acesso aos Mercados Institucionais em 2019, beneficiando 119 famílias de agricultura familiar. O trabalho é desenvolvido junto às comunidades tradicionais, fruto de uma articulação entre atores do poder público e privado.

O trabalho que vem sendo feito junto aos Agricultores Familiares do Grupo “Pão da Terra” foi destaque em Jaguaré. Com o apoio do Incaper e da Prefeitura Municipal, eles comercializam a produção em uma loja produtos agroecológicos. Além de contribuir na disponibilização de alimentos saudáveis e de qualidade, a lojinha tem por objetivos agregar valor à produção, proporcionar a diversificação de atividades e incentivar o espírito de cooperativismo. A atividade foi visitada pelo projeto HorizontES em Extensão.

“Avalio como positiva as ações realizadas em 2019, com a certeza de que pudemos contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento regional”, afirmou o coordenador do Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Nordeste do Incaper, Jorge Gomes Soares.


Portal I R4/com informações do Incaper


Ir para o Conteúdo Principal [Alt + 1] Menu do Site [Alt + 2] Rodapé do Site [Alt + 3]