26/01/2023 - Atualizado há 667 dias.
O projeto visa incentivar a produção desse tipo de alimento para atender a nutrição das vacas leiteiras em períodos de seca. As lavouras dos cooperados participantes são avaliadas sob diferentes aspectos relacionados à produtividade e, ao final, são premiados os três primeiros colocados.
Da Redação.
A Nater Coop fará, nesta sexta-feira (27), a premiação do 2° Torneio de Silagem. O evento, que acontecerá em Nova Venécia, premiará as três melhores propriedades inscritas. O objetivo do projeto é incentivar a produção de volumoso (silagem) de forma eficiente, buscando atender as necessidades nutricionais das vacas leiteiras, principalmente nos períodos sazonais, quando não se tem disponibilidade de pasto suficiente para o rebanho, com reflexo na produtividade leiteira.
Clique aqui e conheça nossa página no FACEBOOK, curta e compartilhe com seus amigos.
De acordo com o presidente da Nater Coop, Denilson Potratz, a silagem de milho é um alimento estratégico para a produção de leite e carne no Brasil. "A alimentação representa a maior parte dos custos de produção de leite. Contudo, se for ofertado um volumoso de boa qualidade, haverá um impacto de redução nesse custo. Por isso, atualmente a silagem é um dos principais componentes da dieta de bovinos", frisou Potratz.
"Após muitos dados coletados entre nossos cooperados fornecedores de leite e trabalhos de pesquisa junto à cadeia leiteira do Espírito Santo, o mais recente e amplo realizado pelo Sebrae/ES e Secretaria de Estado de Agricultura (Seag), comprovou-se que grande parte do nosso problema de falta de leite no período seco do ano se deve a outra falta: a de volumoso disponível para nossas vacas", conta Potratz.
Denilson também afirma que isso se dá especialmente em função da sazonalidade na produção das pastagens, ocasionada pelas variações de temperatura, precipitação de chuvas e comprimento dos dias, levando a um grande déficit na disponibilidade de alimento forrageiro (plantas usadas, pincipalmente, na alimentação de animais) e perdas produtivas dos rebanhos bovinos.
A iniciativa desse projeto é da Nater Coop que, nesta edição, conta com a parceria institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) e da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/ES), além da parceria técnica da Agroflex, Biomatrix, Yara, Nogueira, TMF e Rações Coope, que é uma das marcas da Nater Coop.
SOBRE O TORNEIO – O Torneio de Silagem acontece anualmente e os produtores cooperados podem se inscrever para terem suas lavouras de milho para silagem acompanhadas pelos técnicos, do plantio à colheita. Devido ao excesso de chuvas do final do ano, o plantio teve que ser adiado e por isso a premiação de 2022 será realizada agora. A Nater Coop anuncia também que as inscrições para o Torneio de Silagem 2023 serão abertas em breve, com previsão de premiação para o mês de outubro.
As lavouras dos cooperados participantes são avaliadas sob diferentes aspectos relacionados à produtividade e, ao final, são premiados os três primeiros colocados.
PREMIAÇÃO
1º lugar: 1 Kit bar completo (cervejeira, máquina de gelo e chopeira)
2º lugar: 1 Smart TV 50"
3º lugar: 1 Vale combustível de R$ 1.500,00 no Posto Rede Nater
Leia Mais:
-Produtores rurais do Espírito Santo terão mais de 100 treinamentos gratuitos em fevereiro.
-Senar lança curso online para produtores de aves e suínos integrados.