Portal R4

Texto copiado!

Possível afastamento do prefeito Chicão em definitivo, pode mudar cenário político em Conceição da Barra-ES

26/09/2019 - Atualizado há 1695 dias.

Possível afastamento do prefeito Chicão em definitivo, pode mudar cenário político em Conceição da Barra-ES

Ninguém esperava. Essa é a frase que resume a sensação de todos os grupos políticos de Conceição da Barra. Antes da sessão do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Espirito Santo (TRE-ES) da quarta-feira, 18 e confirmado no Acordão do dia 25/09, não se ouvia de nenhum analista de situação ou oposição uma remota possibilidade de um resultado negativo para o prefeito Francisco Bernhard Vervloet (PSDB), quanto de um resultado tão negativo, 6×0. O resultado ligou as luzes amarelas de alerta para Chicão. A reversão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é possível, mas lá o clima é outro.

O cenário político mudou. O prefeito ficou fragilizado. Além de mudanças nas estratégias políticas, caso confirmada o seu afastamento em definitivo, ou até mesmo comprove sua inocência, reverta a decisão no TSE e permaneça no cargo, será que Chicão terá aptidão para uma candidatura em 2020? Essa é uma pergunta que muda todos os cenários.

E PARA 2020, VEJAMOS ALGUMAS HIPÓTESES DE TANTAS OUTRAS QUE OCORREM NOS BASTIDORES E AINDA NÃO VIERAM AO CONHECIMENTO PÚBLICO.

Chicão fragilizado, fragiliza seu objetivo de reeleição. A instabilidade jurídica pode levar o prefeito a não querer problemas políticos em 2020 e assim, não se envolver no processo eleitoral. Para O PPS a dúvida aumenta, Manoel Pé-de-Boi espera o resultado da aprovação da suas contas, podendo ficar inelegível e sem força política para ser o candidato da oposição, o vereador e presidente do legislativo Barrense prefere aguardar o desenrolar dos acontecimentos.  “Vamos aguardar o desenrolar dos fatos, Serei candidato a prefeito, vice ou nada”, frisou Mateusinho (PP). Eduardo Cazuza (PRTB) e o Padre Moacir (PT), conseguirão viabilizar suas candidaturas? 

Todas essas possibilidades são ainda dependentes dos objetivos pessoais de cada um dos atores políticos citados e o que norteará o pensamento de cada um deles, os projetos coletivos, ou o melhor momento para seus projetos pessoais na política? São muitas dúvidas e uma única certeza, a decisão do TRE-ES mudou o cenário, que num cenário desfavorável reavaliou certezas antes inabaláveis. Resta saber se Chicão manterá a equipe no foco da política e tentará escolher seu possível sucessor.

REFLEXÃO

No Brasil os partidos deixaram de ser um espaço para defesa de ideologias e programas para se tornarem uma guerra de vaidades e projetos pessoais. No discurso, o modelo de sociedade ainda aparece, mas internamente e no processo eleitoral, os projetos têm menor valor, o importante é vencer as eleições e ter o seu espaço de atuação. O mais doloroso do processo democrático no Brasil nos Estados e Município, é que temos um povo com pouca educação política, o que complica ainda mais o debate e leva as pessoas a também buscarem seus objetivos pessoais. Portanto, a realidade dos partidos é resultado da sociedade que temos.


Ir para o Conteúdo Principal [Alt + 1] Menu do Site [Alt + 2] Rodapé do Site [Alt + 3]