09/03/2023 - Atualizado há 625 dias.
Os presidentes dos partidos Progressistas (PP) e União Brasil (União), o senador Ciro Nogueira e o deputado federal Luciano Bivar, respectivamente, fecharam acordo para que as duas legendas integrem uma federação partidária a partir da próxima semana de março. A nova bancada terá 108 deputados federais, superando o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, que possui 99 deputados; e a federação Brasil da Esperança, formada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV), com 81 deputados.
Da Redação.
A federação partidária do União Brasil com PP já foi adiada duas vezes, e agora novamente prometida para a próxima semana. Quem é contra a junção dos partidos atribui as dificuldades aos “desentendimentos regionais”. como
Em Pernambuco, por exemplo, onde Dudu da Fonte (PP) e o presidente nacional do União, Luciano Bivar, disputam o controle do Estado. Mas o problema, além do direito de escolha de candidatos e dos dirigentes, é o rateio dos bilionários fundos partidário e eleitoral.
O partidão “UB-PP” estaria apto a receber por volta de 22% dos fundões; cerca de R$1,35 bilhão num ano eleitoral como 2022, por exemplo. Há casos pontuais, como o do senador Sergio Moro (PR), que se tornaria correligionário de diversos alvos da Lava Jato, filiados ao PP.
Leia Mais:
-Flamengo e Fluminense jogam pelo título da Taça Guanabara.
-Saque de valores esquecidos recomeça nesta terça-feira.
-Mega-Sena deste sábado deve pagar prêmio de R$ 32 milhões.
-Suzano comercializa 11,9 milhões de toneladas de celulose e papéis em 2022.