Portal R4

Texto copiado!

Refinaria de petróleo prevista para São Mateus-ES, agora vai para Aracruz.

02/07/2019 - Atualizado há 1968 dias.

Refinaria de petróleo prevista para São Mateus-ES, agora vai para Aracruz.

Um protocolo de intenção para a realização de estudos e a proposta para instalação de refinaria de petróleo foram apresentados aos moradores de Aracruz. O evento, realizado na Câmara de Vereadores do município, contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes); da empresa investidora Noxis Energy; e da Prefeitura de Aracruz.

Apesar de ser em Aracruz, o empreendimento deve ter impacto positivo na economia de todo Estado, inclusive no Norte do Espirito Santo, uma vez que na cidade há cadeia de fornecedores e prestadores de serviço que podem atender a refinaria tanto na fase da construção, quanto na operação.

O investimento na refinaria é da ordem de R$ 2,4 bilhões (US$ 600 milhões) e serão gerados 1.000 empregos durante os três anos de obra. Após o início das operações da refinaria, serão 120 empregos diretos e 500 indiretos. As informações são do consultor da Noxis Energy e engenheiro mecânico, José Afonso Nóbrega Waescher, que detalhou como será o empreendimento.

O projeto inicial da empresa era levar a refinaria para São Mateus. No entanto, a Global Empreendimentos, empresa da Serra, foi convidada a ajudar na escolha do local e identificou que a melhor oportunidade seria em Aracruz.

A escolha do local foi estratégica. “Estamos negociando com a Petrobras e o Governo do Estado para utilizarmos o posto da Transpetro, temos a ferrovia (derivação da Vitória Minas que liga ao Portocel), pretendemos usar o petróleo cru extraído no próprio Espírito Santo e vender para parte de Minas Gerais, via ferrovia; sul da Bahia e o ES”, aponta o representante da empresa.


Ir para o Conteúdo Principal [Alt + 1] Menu do Site [Alt + 2] Rodapé do Site [Alt + 3]