28/12/2023 - Atualizado há 328 dias.
A Alcon, indústria de açúcar em álcool de Conceição da Barra, no norte do Espírito Santo, fechou o ano safra 2023/2024 com números recordes. A produção de açúcar alcançou 2,5 milhões de sacas de 50 kg, um crescimento de 25% em relação ao ano anterior, quando foram produzidas 2 milhões de sacas.
Leia Também: Alcon realiza confraternização de Natal para seus colaboradores.
Durante a safra de abril a dezembro de 2023, a Alcon processou 1,8 milhão de toneladas de cana, das quais 70% foram destinadas à produção de açúcar, superando a marca de 1,7 milhão de toneladas da safra anterior. Em um ano desfavorável para a produção de etanol, a Alcon aumentou a produção de açúcar em 20% em 2023, passando de 150 mil toneladas para aproximadamente 180 mil toneladas. Essa quantidade é suficiente para produzir 90 milhões de sacos de 2kg de açúcar.
Hoje, 60% do principal insumo da Alcon vem de fazendas próprias, que somam 36 mil hectares no Espírito Santo. Os outros 40% vêm de produtores do norte do estado.
Leia Também: Findes reconhece a Alcon como a melhor empresa do Espírito Santo.
A produção de álcool foi reduzida devido à falta de atratividade nos preços. A empresa chegou a ter produção de 70% de álcool quando os preços eram mais atrativos. Atualmente, a demanda pelo açúcar no mercado interno é crescente e nos próximos anos tem planos de expansão no mercado internacional. “Para o ano que vem queremos exportar, uma vez que o mercado interno já está sendo atendido”, disse Nerzy Dalla Bernardina Junior, diretor-superintendente da Alcon.
Já em fase de preparação para a próxima safra, Nerzy explica que a estiagem tem preocupado, assim como acontece em outros cultivos. As expectativas para o próximo ano indicam uma possível redução de 20% a 30%, o que pode resultar em escassez e aumento de preços.
Leia Também: Alcon finaliza serviço de drenagem na comunidade São Geraldo, em São Mateus.
Fonte: Folha Business/Ricardo Frizera.