20/01/2025 - Atualizado há 16 dias.
O verão chegou e, com ele, as altas temperaturas que convidam milhões de brasileiros às praias. Mais do que diversão, é necessário adotar práticas responsáveis que preservem o meio ambiente. Ações simples e coletivas podem transformar a experiência na praia em um momento de conexão com a natureza, sem prejudicá-la.
O descarte inadequado de resíduos e práticas insustentáveis nas praias têm gerado impactos significativos na fauna e flora locais. Nesse cenário, quiosques, ambulantes e frequentadores têm papel fundamental para adotar práticas que garantam a preservação dos ecossistemas marinhos.
"Com o aumento das temperaturas e a lotação das praias, é essencial que todos – frequentadores, comerciantes e gestores locais – assumam um compromisso com a sustentabilidade. Pequenas mudanças no comportamento geram um impacto significativo no meio ambiente", afirma Luana Romero, diretora executiva do Ideias.
Entre as práticas sugeridas, destacam-se: o uso de produtos biodegradáveis pelos quiosques, a separação de resíduos pelos frequentadores e o estímulo à mobilidade sustentável para o acesso às praias. "Nosso objetivo é transformar as praias em espaços de harmonia entre o lazer e a preservação ambiental. A natureza agradece e todos saem ganhando", complementa Romero.
LEIA TAMBÉM:
* Prefeito, vice e secretários de Conceição da Barra terão aumento no salário
* Propostas do Prefeito Eleito para o Desenvolvimento Sustentável do Setor Pesqueiro em Conceição da Barra (ES).
* Conheça as propostas do prefeito eleito para o Desenvolvimento, Infraestrutura e Habitação de Conceição da Barra-ES.