13/09/2023 - Atualizado há 389 dias.
Espírito Santo é o terceiro maior produtor no país. Segundo registros, a produção de cachaça no Estado começou com colonizadores portugueses.
LEIA TAMBÉM: Governo libera mais de R$ 95 milhões para educação nos municípios.
Uma das bebidas alcoólicas mais tradicionais do país é celebrada nesta quarta-feira, 13 de setembro. O Dia Nacional da Cachaça é uma homenagem a esse símbolo da cultura brasileira.
Segundo o anuário da cachaça, o Espírito Santo é o terceiro maior produtor da bebida no país. De acordo com registros históricos, a produção de cachaça no Estado começou há séculos, quando os colonizadores portugueses introduziram a cana-de-açúcar nas terras capixabas.
LEIA TAMBÉM: Pix bate recorde com 152,7 milhões de transações em um único dia.
Especialista e criador da cachaça capixaba Dose Clássica, que ganhou prêmios nacionais e internacionais, Ralphe Ferreira, ressalta que a tradição da produção no estado evoluiu ao longo dos anos, combinando técnicas tradicionais com inovações modernas para criar uma variedade de sabores e estilos únicos.
A escolha da data tem um motivo histórico: foi em 13 de setembro de 1661 que a Coroa portuguesa liberou a produção e a comercialização da Cachaça no Brasil, após a pressão de uma rebelião de produtores brasileiros, na famosa Revolta da Cachaça.
LEIA TAMBÉM: Minirreforma eleitoral será apresentada dia 6 de setembro na Câmara.